sábado, 8 de setembro de 2018

BOA NOITE SABIÁ


Na noite passada, dormi na casa de minha mãe e lá existe um pequeno quintal com algumas árvores. Custei a pegar no sono devido aos sons noturnos da "cidade" e também pela claridade da lâmpada de rua, que passava sua luz pela cortina cerrada.

Acordei por volta de 1:40h da manhã, com o canto de um pássaro e identifiquei que era um sábia laranjeira, estranhei o fato, mas voltei a dormir. Às 3:30h acordei novamente com seu canto e fiquei questionando, qual seria o motivo para que ele estivesse cantando naquele período sem descansar. Então me recordei que há algum tempo atrás, vi uma reportagem sobre um sério problema que afetava diretamente os pássaros. E era justamente devido ao excesso de claridade da iluminação urbana e tendo por consequência, a perda da noção do amanhecer. 

Geralmente ao assistir uma matéria a ficha não cai como deveria, mas constatando o fato como ocorreu comigo nesta madrugada, é para ficar muito triste com a cruel realidade. Aí fico me perguntando se o progresso é positivo ou negativo.

Voltei para o sítio logo cedo com uma tristeza muito grande no meu coração, pensando que na rua do sítio agora possuía iluminação pública, e o quanto que já está afetando a fauna  da região de Mata Atlântica ainda preservada.

Espero sinceramente que este pequeno ser na cidade, possa ter uma noite mais longa de sono e continue saudando a todos com seu belo canto. Boa noite sabiá!
Leila Matajs

Nenhum comentário:

Postar um comentário